O QUE A EMPRESA NÃO PODE FAZER NO PROCESSO DE ADMISSÃO DE EMPREGADOS
- tomiesouzaadv
- 8 de jan.
- 1 min de leitura

Embora possa não parecer, o processo de admissão de empregados pode desencadear inúmeros embates. Por isso, é importante saber o que a empresa não deve fazer desde a fase pré-contratual.
Por exemplo, a empresa NÃO pode utilizar como critérios de admissão a convicção política, filosófica ou a orientação sexual do(a) candidato(a). Da mesma forma, a lei não tolera anúncios de emprego que digam respeito à idade (há exceções), cor, situação familiar ou estado de gravidez. Aliás, a empresa não pode exigir teste de gravidez da candidata à vaga.
Também não é possível investigar a vida financeira do candidato para fins de contratação. Tal prática é considerada como ato discriminatório e violador da esfera íntima do trabalhador. Portanto, pouco importa se o trabalhador está com seu nome negativado no SPC ou SERASA, uma vez que tais serviços se destinam à proteção de crédito, e não para inviabilizar o emprego.
A empresa pode exigir experiência prévia? Sim, porém o requisito de experiência prévia não pode ultrapassar 6 meses se for no mesmo tipo de atividade.
Outra questão polêmica é quanto à certidão de antecedentes criminais. Será que a empresa pode restringir a contratação em razão dos antecedentes criminais do(a) candidato(a)?
Vamos responder em outro post! Comente aqui sua opnião e marque quem não pode perder essas dicas!
Ficamos à sua disposição!






Comentários